24.4.08

Lindy Hop x West Coast Swing

Que dançar lindy hop é muito bom, quem dança sabe. Que é uma dança bonita de se ver, todo mundo que já viu sabe também. E o West Coast Swing, o que é?

É uma espécie de lindy hop que evoluiu ao longo do tempo - não apenas é comumente dançado ao som de músicas mais atuais, como incorpora movimentos de danças modernas - hip hop, dança contemporânea e o que mais aparecer.

E isso é legal? DEPENDE!! O WCS pode virar um swing do crioulo doido, e os figurinos e repertório escolhidos não ajudam mesmo. O pessoal exagera... e as apresentações acabam virando um show de paetês - e, na dança, quanto mais opções de movimentos você tem, mais você quer mostrar que sabe fazer... e isso é arriscado!

Mas um WCS improvisado por gente que sabe dançar... ainda mais quando a dupla tem uma ótima base de lindy hop e mantém as características do swing 'original'... fica até bom.

Confira:



Nesse vídeo, a primeira dança é lindy hop. Quando emenda no WCS, soa gracioso e, sem clima de exibicionismo, parece muito divertido. Você eu não sei, mas eu gostei.

Agora, confira o vídeo abaixo com a mesma dupla (aliás, uma dupla excelente), só que numa apresentação coreografada. Perceba os elementos do lindy hop e o que tem de dança moderna aí no meio (o footwork é um pouco diferente também):



Aqui no Rio nunca ouvi falar de aulas de WCS, mas até mesmo por sermos um povo criativo já vi - e já dancei - lindy hop não puro com músicas mais atuais. Olha, se fica bonito eu não sei, mas é divertido viu? Só que acho difícil pegar por aqui, primeiro porque nem costa oeste nós temos...

E aí, você curte West Coast Swing? Nao curte? Por que? Mas não achou esse aí legal, não? Conta que a gente quer saber.

3 comments:

Gabi said...

Parabéns Lia, o blog está show! Estou adorando os seus posts e os videos que você coloca aqui!
:***

Anonymous said...

Aaaahhh, Gabi! Que bom! Agora é tentar convencer nossos amigos não-dançantes de que isso aqui é divertido e não é nenhum bicho de sete cabeças, haha.

:*

Unknown said...

Show d++ lia!!
Sou de BH e to apanhando um pouco pra pegar os passos dessa danca que ta comecando por aqui.
ja ta rolando ate passo pra uma apresentacao de final de ano.

Bom, bacana d++ o blog!!!