2.6.08

De onde veio o nome 'lindy hop', afinal?

Lindy hop também é cultura... aliás... lindy hop é, acima de tudo, cultura!

Quem esteve nas aulas do Lennart ou quem leu o tópico em uma das comunidades do Orkut - e quem estuda o assunto! - sabe: o nome lindy hop vem de Charles Lindbergh, aviador responsável pelo primeiro vôo transatlântico, no avião "The Spirit of St. Louis" (que depois virou um filme do gênio Billy Wilder, e se tu nunca viu um filme do Billy Wilder, desligue esse computador e passe na locadora JÁ).

Depois de ver o site formoso e totalmente 'da época' Charles Lindbergh e pirar completamente com os documentos da Western Union e scans de jornais dos anos 20, você deve estar se perguntando: ok, o famoso vôo e o lindy hop são contemporâneos, mas o que um tem a ver com o outro?

Além de Charles Lindbergh ter inspirado várias músicas...

Além de seu filho bebê ter sido raptado e morto, numa história rocambolesca que entrou para os anais do FBI...

Além do avião ter passado um bom tempo no parque Balboa (hã? hã? ), em San Diego, disponível para visitas...

Tem a lenda de que quase todos os jornais da época vieram com a notícia "LINDY HOPS THE ATLANTIC", ou seja, "Lindy pula pelo atlântico", ou algo que o valha. Diz que, em 1926, a dança ainda não tinha esse nome - até Shorty George dizer que estava dançando 'o salto do Lindy'. Aí pegou.

(esse texto todo foi só um pretexto para mostrar pra vocês o site fantástico com a história de Charles Lindbergh, cheio de registros de época em vários suportes - vídeos, imagens, textos jornalísticos, design, música e muito mais)

* * *

OBS: Isso que falei sobre ver filmes do Billy Wilder é sério, muito sério.

2 comments:

Annix said...

por falar em filmes, vc já viu o "Marilyn Hotchkiss Ballroom Dancing and Charm School"? Lembrei docê.

Anonymous said...

Vi!!!! Tou há eras pra escrever sobre esse filme aqui! :D