22.5.08

Balboa e Bal-swing

Como é difícil, senão impossível, dançar balboa nessa cidade!

Pra começar, só conheço dois caras que dançam isso - um é meu amigo, mas raramente sai pra dançar lindy hop e congêneres (não por falta de vontade, mas por falta de bailes, festas e eventos exclusivos de swing jazz!). O outro é conhecido, nos esbarramos algumas vezes, mas nunca me tira pra dançar. Ainda mais balboa: nos bailes que freqüentamos, tem muita gente que está começando agora no lindy hop, e a preferência é por músicas de andamento médio (se for muito lento, ou as pessoas vão acabar dançando fox ou não vão voltar achando que era baile da terceira idade!).

Não que eu tenha anos de dança - aliás, completo meu primeiro ano de lindy hop em julho deste ano -, mas um background de outras danças (não-salão), muita pesquisa e uma dedicação canina pra aprender outros ritmos, freqüentar bailes e, assim, aprimorar a dança em par pode não me fazer uma dançarina excelente, mas ando corajosa para tentar coisas que nunca fiz (opa! opa! opa!): se me jogar pro alto eu vou, se me mandar pra baixo eu me equilibro e levanto, e se a condução for bem-feita, na maioria das vezes vou acompanhar (algumas vezes, confesso, meu reflexo ainda é meio bebelol). Tudo isso pra explicar que sim, adoro dançar músicas rápidas - se há seis meses atrás eu não sabia muito bem o que fazer, agora já entendo a dinâmica de quando (e o que) dançar e quando pular é necessário - e sinto muita falta disso.

Ou seja, se você dança balboa, deixe um comentário com teu contato aqui que eu quero dançar contigo! Ha ha!

O charleston tem um andamento rápido (um dia falo mais dele aqui, mas por enquanto você pode lembrar da música que a Simony cantava - "ma-mãe, os meus sa-pa-ti-nhos...") e muitas vezes é fácil confundir o que é charleston e o que é swing rápido. Se nego já dança charleston até no meio de 'Fever', da Peggy Lee... imagina o que não fariam com o balboa!

Sim, é possível dançar balboa lento, mas como os passos são pequenos, é uma boa dança para músicas mais ligeiras; o balboa se dança coladinho (afinal, surgiu numa época em que você não trocava de parceiro no salão, assim, impunemente!), mas não o tempo todo: passagens, lollies e outras figuras emprestadas do swing transformam o balboa em bal-swing e tornam a dança mais dinâmica.

Agora chega de papo e vamos ao que interessa. Isso é balboa:



Interessante pensar que o que se ensina hoje de lindy hop é algo entre o que se dançava nos salões (documentado por raríssimos registros) e a dança coreografada e muitas vezes caricata aprendida em filmes da época; o pure balboa, dizem, se conservou como era nos anos 20 - e mesmo o bal-swing, com a maior variedade de movimentos, manteve o footwork do balboa. Apesar disso, dá pra ver como o cinema deu uma deturpada de leve na dança. Em algum momento vemos o casal dançando algo que devia ser balboa, mas que se parece mais com o Pica-pau dançando em cima da grelha do Zé Jacaré:



Em outro filme, presta atenção: tem balboa, tem charleston, tem swing e tem milhares de aéreos! Tenta fazer isso num salão cheio pra ver o que fazem contigo, tenta... isso é só pra ambientes muito amplos ou apresentações mesmo...



Como curiosidade, segue outro exemplo divertido do que dá pra fazer com o balboa - como tudo termima em rueda, veja uma bal-rueda:



E aqui, quem gostou pode acompanhar a bal-rueda numa aula, ritmo mais lento e tals:



Até onde sei, não existem aulas regulares de balboa no Rio de Janeiro. O Charles me ensinou o básico e fomos aprendendo juntos as variações, fuçando em sites de vídeos instrucionais de dança. Aliás, alguns vídeos disponíveis aqui foi o Charles que me passou. Se você sabe de alguém que dê aulas de Balboa no Rio de Janeiro, mande um e-mail ou deixe o contato nos comentários. Se você sabe de alguém que dê aulas de balboa mesmo fora do Rio de Janeiro mande o contato também. Se você quer aprender, nossa lista de academias e professores na cidade é essa, e aguardamos suas sugestões e contribuições. Obrigada... e agora sai da frente do computador e vamos dançar!

1 comment:

tania said...

Ei Lia. Desde março de 2017 temos aulas mensais de balboa no Rio, apareça! https://www.facebook.com/balswingRJ/