29.7.08

Novo blog dedicado ao Lindy Hop

Se já estávamos crescendo no mundo real, nas ruas e pistas de dança (graças ao trabalho de todo mundo que já foi um dia mencionado aqui no blog!), agora estamos crescendo também no mundo virtual: o Hamilton fez um blog com informações preciosas sobre swing, lindy hop, rock'n'roll, jive, recheado de vídeos - apresentações, video-aulas que ele encontra por aí, em suas andanças (hã? hã? andanças, hã?) virtuais. Altíssimo nível (sem falar que o Hamilton um querido, e dançar com ele é diversão certa!).

Se você não reparou, o link do Swing Rio está no espaço de links ali da lateral. Mas, reforçando o convite para visitar a página, vão lá, vão - vale muito a visita, principalmente pra quem ainda não conhece direito essas danças lindas que a gente adora. E depois me chamem pra treinar TUDO isso aí, ha!

Beijos e boa semana!

24.7.08

O Rio de Janeiro continua lindy, quer dizer, lindo

Alguém aí já andou no ônibus 2016 (Castelo/Barra) depois que instalaram as televisões?

A programação da tal BusTV tem uma trilha sonora ótima: você está lá, no ônibus, curtindo a looooonga viagem pela orla, e começa a ouvir um charleston do nada, ou o trailer do filme 'Les Triplettes de Belleville' (Fred Astaire e Joséphine Baker em versão desenho animado? Hã?).

Só não dá pra esquecer que você está no Rio de Janeiro, porque se olhar pela janela vai ver o Aterro, vai ver Copacabana, Ipanema, Leblon, São Conrado, a praia, a Rocinha, a vista espetacular do elevado do Joá...

Pra quem nunca viu 'Les Triplettes de Belleville' (mal traduzido como 'As Bicicletas de Belleville', em vez das trigêmeas), segue o trailer - muito swing, muita pedalada na Tour de France, uma animação espetacular quase muda (que resolve tudo só no desenho, sem a necessidade de UM diálogo engraçadinho). Um dos meus filmes preferidos. Descubra por quê:

17.7.08

Lindy Hop no Jimmy de Oliveira

Pois as meninas do Arrasa no Blog filmaram tudo e colocaram no Youtube.

Ah, você não sabia? A turma da Flávia fez uma apresentação sábado agora na Academia Jimmy de Oliveira. O mais legal é que tem gente na turma que dança há pouco mais de três meses, e tem gente que, apesar de dançar há mais tempo, não teve como comparecer a todos os ensaios (arram! arram! cof! cof!). E o resultado ficou... swell! Ha ha!

Dá uma olhada:



Por ordem de entrada na jam: Gabi e Santiago, Lélia e Hamilton, Lia e Alexandre, Alcione e Charles, Flávia e Ben.

A música é "I Diddle", na voz da Dinah Washington.

Achei a coreografia bem montada, principalmente pra proposta que teve (divulgar o lindy hop na academia): mostra o lindy hop como dança social e mostra o lindy hop como dança em linha (se você não tiver um par, sempre dá pra fazer passos de jazz)!

Mas a gente é aspira. Flávia e Ben, juntos, deram um show e fizeram uma apresentação linda, linda - lindy hop é tudo isso, tem balboa, tem charleston e pode até ter aéreos (mas, pelamordedeus, jamais no meio de uma pista cheia, né?). Confira:



(não sei qual é a música, preciso perguntar pra Flávia!)

Se você se animou a aprender, a Flávia está abrindo uma turma para iniciantes em Ipanema (veja aqui no link "Onde aprender no RJ") e, em breve, vai ter turma lá no Jimmy também. Em outubro, haverá o Swing in Rio, um workshop que promete dar uma palhinha de várias vertentes da nossa dança querida, do lindy hop tradicional até o West Coast Swing, passando pelo Balboa, pelo rock'n'roll e pelo swing brasileiro (tem que ter, né?).

O Rio de Janeiro continua swingin'. É isso. E eu tou muito feliz de poder dançar o que gosto toda semana (segunda-feira invadimos a festa francesa no Forte, e foi um barato!). Há um ano atrás, quando comecei, isso parecia impossível...

15.7.08

Ben

Benjamin Ricard, algumas vezes campeão de Lindy Hop no Canadá, nos EUA e no mundo (!!!), está no Rio de Janeiro. Ver o moço (que é uma simpatia!) dançando ao vivo não tem preço - mas se você não esteve presente nas soirées dançantes por onde Ben passou, se liga neste vídeo: é um clássico, e dá pra ter uma palhinha de como é a dança de Benjamin (aqui, com sua parceira Geneviève Kérouac).



Enchantée, monsieur Ricard. Soyez le bienvenu. E, sim, amigos, ISSO AQUI é uma jam, ó:



...esse povo contradiz totalmente a tese de que brancos não têm swing. NA BOA.

11.7.08

Lindy hop gostosinho

Opinião pessoal: prefiro ver dançarinos de lindy hop sem fantasia 'de época', mesmo que estejam se apresentando; e gosto de ver um aéreo ou outro (são realmente impressionantes!), mas prefiro ver a dança mais 'social', com menos cara de teatro, por mais que a dupla tenha ensaiado por meses aquela coreografia.
É claro que, num lugar onde as pessoas não conhecem lindy hop, vale contextualizar: coreografias inspiradas nas do filme "Helzapoppin'", trajes meio de época, a maior gama de passos possível para mostrar do que o lindy hop é capaz. Vale até colocar charleston no meio! Mas, pessoalmente, prefiro ver isso aqui:



Kevin St. Laurent e Sarah Spence Adams dançando um lindy hop gostosinho ao som de uma música gostosinha. Por que o lindy hop, gente, é gostosinho. Eu garanto.

* * *

Amanhã (sábado), na academia do Jimmy de Oliveira... alguém aí vai? Um passarinho me contou que vai rolar alguma coisa de lindy hop por lá.

6.7.08

Nova turma aberta!

Agora em Ipanema! Mas corra, pois começa hoje, 08/07/08.

Onde: Galeria Laura Marsiaj - Teixeira de Melo, 31-c
Às 19-20:30hs

Confira aqui!

2.7.08

Lindy Hop Argentina International Festival

O festival de 2006 foi cheio de energia e bailarinos maravilhosos!
O de 2007 também!

Veja o vídeo oficial do primeiro evento:



Está chegando o terceiro....
Info: www.lhaif.com.ar