29.5.08

Congresso Sampa Dança

Neste último fim de semana aconteceu em São Paulo o congresso Sampa Dança.

Organizado por Andrei Udiloff, o evento reuniu vários profissionais de várias parates do Brasil e do exterior.
Entre os professores presentes estiveram Nathalie Gomes e Benjamin Ricard.

A Nathalie é francesa mas mora em New Orleans. Ela foi três vezes campeã mundial de Swing Dance e oito vezes campeã americana de Lindy Hop. Nathalie tem um estilo muito seu e é um charme dançando, um doce de pessoa e ainda fala português!

O Ben é Canadense de Québec, recentemente campeão do Lindy Hop no "Canadian Championship." Ele é campeão mundial de Lindy Hop e campeão mundial de Swing Dance. Ben também tem um estilo próprio que encantou os dançarinos presentes.

Para terem um gostinho dos dois dançando, este vídeo que é uma pequena demo do que foi a primeira aula deles no Sampa Dance 2008.




E para os mais avançados eles prepararam uma aula de passos aéreos, que foi muito divertida! Mais ou menos 60 pessoas aprendendo a fazer o "frog" e uma "flip" da dama!



Eles também ofereceram uma aula de slides, que são variações para ambos cavalheiros e damas dentro do passo básico do Lindy.



As aulas estavam lotadas, com uma média de 40-60 dançarinos por turma. O evento foi muito bem organizado, e o pessoal do Andrei muito gente boa e muito comprometido com o evento, que resultou em sucesso com certeza!

Também estiveram presentes dançarinos de Lindy Hop de outras partes do Brasil, como Jomar Mesquita(BH) que foi o precursor do Lindy para no Brasil. Tan e dançarinos da Cia Aérea também se juntaram as dançarinos do Andrei Udiloff para a prática de Lindy Hop na sexta-feira. Foram três horas de muito swing!!!

E para fechar, no sábado a noite do evento os profissionais de apresentaram no baile de gala. Foram muitas lindas apresentações de profissionais que se destacaram numa sintonia muito positiva.

Nathalie e Ben trouxeram a alegria do swing en tempos lento, médio e rápido. E a companhia de dança Andrei Udiloff preparou também uma coreografia ousada e bem divertida ao som clássico "Sing sing, sing.."

26.5.08

Agenda de 27 a 30 de maio lotada!

Inacreditavelmente, esta semana está animada para os amantes cariocas do lindy hop - teremos aula aberta, shows de jazz, prática com alunos de dança... tem para todos os níveis, gostos e, melhor ainda, dá pra curtir a semana inteira sem doer no bolso! Olha só:

Terça-feira, dia 27
Cantor, músico, compositor, letrista e produtor musical, nativo de Toulouse (França), Bernard Fines lança seu disco "Sous le Ciel de Paris". No repertório, renomadas canções francesas com "arranjos de jazz empolgantes" (é o que diz a divulgação). Não sei se tem espaço pra dançar, mas... sempre é uma opção.
Na FNAC Barra: Av. Américas, 4666, Loja B – Barra Shopping - Barra da Tijuca. Terça-feira, às 19h00. Informações Tel.: (21) 2109-2000. Grátis.

* * *

Quarta-feira, dia 28
Continua a prática quinzenal na academia FEMA!
Rua Figueiredo Magalhães, 147, 3º andar, Copacabana - a partir das 21h30.
Custa 4 reais, alunos da academia não pagam.

* * *

Quinta-feira, dia 29
Toda quinta tem um jazz amigo no Cantinho da Fofoca. A música é boa, o espaço é pequenininho mas quem quiser arriscar um balboa coladinho, brota lá.
Rua Taylor, 42 - A, próximo à Rua da Lapa
Informações: 9922-4058 - Elmar
Couvert: R$4,00
(recomendo ALTAMENTE o mojito do bar!)



* * *

Sexta-feira, dia 30
Aula aberta no Studio Marcello Moragas
A aula desta sexta é gratuita, pra quem quiser chegar lá e ter uma introdução ao lindy hop.
Às 18h.
A academia fica na r. Visconde de Inhaúma 115, Centro

* * *

De lá, vocês podem sair direto para a RioBilly.

* * *

Sinto o cheiro de uma cena de lindy hop no ar carioca? Quem sabe...!

22.5.08

Balboa e Bal-swing

Como é difícil, senão impossível, dançar balboa nessa cidade!

Pra começar, só conheço dois caras que dançam isso - um é meu amigo, mas raramente sai pra dançar lindy hop e congêneres (não por falta de vontade, mas por falta de bailes, festas e eventos exclusivos de swing jazz!). O outro é conhecido, nos esbarramos algumas vezes, mas nunca me tira pra dançar. Ainda mais balboa: nos bailes que freqüentamos, tem muita gente que está começando agora no lindy hop, e a preferência é por músicas de andamento médio (se for muito lento, ou as pessoas vão acabar dançando fox ou não vão voltar achando que era baile da terceira idade!).

Não que eu tenha anos de dança - aliás, completo meu primeiro ano de lindy hop em julho deste ano -, mas um background de outras danças (não-salão), muita pesquisa e uma dedicação canina pra aprender outros ritmos, freqüentar bailes e, assim, aprimorar a dança em par pode não me fazer uma dançarina excelente, mas ando corajosa para tentar coisas que nunca fiz (opa! opa! opa!): se me jogar pro alto eu vou, se me mandar pra baixo eu me equilibro e levanto, e se a condução for bem-feita, na maioria das vezes vou acompanhar (algumas vezes, confesso, meu reflexo ainda é meio bebelol). Tudo isso pra explicar que sim, adoro dançar músicas rápidas - se há seis meses atrás eu não sabia muito bem o que fazer, agora já entendo a dinâmica de quando (e o que) dançar e quando pular é necessário - e sinto muita falta disso.

Ou seja, se você dança balboa, deixe um comentário com teu contato aqui que eu quero dançar contigo! Ha ha!

O charleston tem um andamento rápido (um dia falo mais dele aqui, mas por enquanto você pode lembrar da música que a Simony cantava - "ma-mãe, os meus sa-pa-ti-nhos...") e muitas vezes é fácil confundir o que é charleston e o que é swing rápido. Se nego já dança charleston até no meio de 'Fever', da Peggy Lee... imagina o que não fariam com o balboa!

Sim, é possível dançar balboa lento, mas como os passos são pequenos, é uma boa dança para músicas mais ligeiras; o balboa se dança coladinho (afinal, surgiu numa época em que você não trocava de parceiro no salão, assim, impunemente!), mas não o tempo todo: passagens, lollies e outras figuras emprestadas do swing transformam o balboa em bal-swing e tornam a dança mais dinâmica.

Agora chega de papo e vamos ao que interessa. Isso é balboa:



Interessante pensar que o que se ensina hoje de lindy hop é algo entre o que se dançava nos salões (documentado por raríssimos registros) e a dança coreografada e muitas vezes caricata aprendida em filmes da época; o pure balboa, dizem, se conservou como era nos anos 20 - e mesmo o bal-swing, com a maior variedade de movimentos, manteve o footwork do balboa. Apesar disso, dá pra ver como o cinema deu uma deturpada de leve na dança. Em algum momento vemos o casal dançando algo que devia ser balboa, mas que se parece mais com o Pica-pau dançando em cima da grelha do Zé Jacaré:



Em outro filme, presta atenção: tem balboa, tem charleston, tem swing e tem milhares de aéreos! Tenta fazer isso num salão cheio pra ver o que fazem contigo, tenta... isso é só pra ambientes muito amplos ou apresentações mesmo...



Como curiosidade, segue outro exemplo divertido do que dá pra fazer com o balboa - como tudo termima em rueda, veja uma bal-rueda:



E aqui, quem gostou pode acompanhar a bal-rueda numa aula, ritmo mais lento e tals:



Até onde sei, não existem aulas regulares de balboa no Rio de Janeiro. O Charles me ensinou o básico e fomos aprendendo juntos as variações, fuçando em sites de vídeos instrucionais de dança. Aliás, alguns vídeos disponíveis aqui foi o Charles que me passou. Se você sabe de alguém que dê aulas de Balboa no Rio de Janeiro, mande um e-mail ou deixe o contato nos comentários. Se você sabe de alguém que dê aulas de balboa mesmo fora do Rio de Janeiro mande o contato também. Se você quer aprender, nossa lista de academias e professores na cidade é essa, e aguardamos suas sugestões e contribuições. Obrigada... e agora sai da frente do computador e vamos dançar!

18.5.08

Shorty George & Big Bea

Pra quem não foi nos workshops do Lennart aqui no Rio de Janeiro, segue um dos vídeos mais divertidos: Shorty George e Big Bea dançando.

Esse vídeo é dedicado especialmente para a Flúvia e pro Marcelinho! Ha!!



Alguém aí reparou que agora temos ali do lado uma seção só de links retro / vintage? Onde achar/como fazer penteados, roupas, poses, músicas e tudo o mais. Porque Lindy Rio também é cultura, ora essa.

14.5.08

Da arte de saber se divertir

Achei outro dia num site de lindy hop uma página sobre etiqueta. Nada de regras e postura e tudo o mais, apenas uns lembretes; um deles me chamou muito a atenção - vale para todas as outras modalidades de dança. Segue a tradução abaixo:

"Erros e gafes são parte do jogo, e normalmente a melhor maneira de quebrar o gelo e voltar ao normal é se divertir. Não há a menor necessidade de ninguém se concentrar tanto em dançar perfeitamente (ou acima do seu nível) a ponto de esquecer que o grande lance é se divertir, não vencer um concurso de dança ou impressionar alguém. É ótimo prestar atenção na sua dança para aproveitar ao máximo (principalmente na conexão e comunicação com seu parceiro, e na sua conexão com a música), mas não a ponto de esquecer de se divertir."

E aí?

Vocês já viram por aí gente que dança sem a menor cara de que está se divertindo? Eu já... e acho muito estranho!

E vocês? O que acham?

12.5.08

Jazz na Nuth dia 13, prática no dia seguinte!

Amanhã, dia 13 de maio, a Nuth abriga o repertório de jazz do Austerlitz. Do be-bop aos standards da swing era, a banda sacode o tradicional antro de... bem, deixapralá.

Aos que estiverem na Barra da Tijuca, ou que procuram uma oportunidade de dançar lindy hop, o projeto Oi Novo Som começa às 20h30. Outros excelentes motivos pra freqüentar a Nuth às terças feiras de maio, você encontrará em breve no meu outro blog. ;)

* * *

Na 4a, dia 14 de maio, a prática quinzenal continua na FEMA, rua Figueiredo Magalhães, 147, 3º andar, Copacabana - a partir das 21h30.

* * *

Este post se autodestruirá no dia 15, portanto... corra, Forrest, corra!!! Vamos dançar!

8.5.08

Atualizações!

Olá a todos!

Só para constar, atualizamos as seguintes seções:

- Onde aprender no RJ.

Se você está interessado em aprender a dançar lindy hop (e, de quebra, conhecer gente com os mesmos interesses que você), dê um bizú no link acima! Tem curso novo começando amanhã, fique esperto.

- Onde dançar no RJ

Datas atualizadas das próximas práticas e shows onde você pode arriscar uns passinhos.

E aí? Vai ficar aí parado?

6.5.08

A melhor prática é sair pra dançar!

Então lembramos que neste fim-de-semana (9, 10 e 11 de maio) teremos noites animadas no Rio de Janeiro, hein?

Na sexta, 9 de maio, mais uma edição do Jazz at the Maze, que não aconteceu semana passada por ter sido no meio de um feriado.



Segue e-mail do convite:

o próximo evento no the Maze é a já tradicional Noite de Jazz que rola uma vez por mês, lembram? Pois então... Vai ser no dia 9 de maio, no mesmo esquema de sempre: entradas a R$ 10, Wolf & Lennart Goebel e Vinicius Cordeiro tocando o Jazz agradável de sempre e cerveja bohemia gelada (essa não é a de sempre, eu sei...).
(...)
Assim como na últimas noites, o transporte de volta pra casa não é mais argumento pra não ir: o the Maze disponibiliza uma van pra levar todo mundo até o pé da ladeira até altas horas da madrugada. É só nos perguntar sobre os horários de partida.
(...)
Como sempre, quem quiser mais informações, recomendo ligar para (21) 2558-5547, ou acessar o site do the Maze: http://www.jazzrio.com/ Repito que, pra quem não sabe, o the Maze fica na Rua Tavares Bastos, 414/66, no Catete.
Grande abraço afetuoso a todos e até lá!


* * *

No sábado, dia 10 de maio, teremos Canastra e Móveis Coloniais de Acaju no Circo Voador. Swing, rockabilly, ska, surf, sambinhas e tudo o que não está na moda há tempos, amigos, e aquela pista de madeira excelente pra dançar.

Pra quem ainda está na dúvida, o site da Móveis Coloniais de Acaju e o Myspace dos Móveis, o charmosérrimo site do Canastra e o Myspace da banda podem ajudar a decidir o que será da sua noite pré-dia das mães.

Descontos podem ser conseguidos nas respectivas comunidades no Orkut e em promoções do site do Circo Voador. Crie o hábito de pesquisar você também - e nos conte TUDO de legal que você descobrir :)

* * *

Domingo, dia 11 de maio, de 9h até o fim da tarde, leve mamãe para a Praça XV, na exposição de carros antigos do Veteran Car Club do RJ! Quem sabe não rola de conversar com os organizadores e arrumar mais um espaço para dançar aqui no Balneário, hã?

;)

Um beijo e let's swing!

1.5.08

Prática animada em noite chuvosa no Rio

Pensando bem quem não compareceu à última prática de abril perdeu...

A prática de Lindy foi bastante animada com direito a "birthday dance" pra comemorar o aniversário do Hamilton!!!

Como manda a tradição, o aniversáriante dança com todas as damas...
Até queríamos mais damas para celebrar as 56 primaveras do Hamilton, mas tivemos que nos contentar com as 6 damas presentes... Giro do Swing out invertido...
Gabriela e Santigo... com direito a mãozinha de Charleston...
6 damas isto é, se contarmos o Santi também, que arrasou como dama! Olhem as outras damas sorridentes, curtindo os dois cavalheiros...
E pra terminar porque não um charleston em linha!?
Mês que vem tem mais!

Próxima prática dia 14/05/08...